Região

A Serra

Localizada na encosta noroeste da Serra da Estrela, Gouveia é o local predilecto para uma subida à Torre, ponto mais alto de Portugal Continental, com 2000 m. Ao longo desta viagem poderemos observar as paisagens extraordinárias que a Natureza nos oferece, com a neve a ganhar destaque no Inverno. Fontes de água pura, figuras de granito que o tempo desenhou, com destaque para a Cabeça do Velho, nascentes de rios, entre os quais o Rio Mondego, flora e fauna abundantes juntamente com o prazer de respirar o ar puro da montanha.

 

Os Espaços Verdes

Gouveia é conhecida como cidade – jardim pelos seus inúmeros e belos jardins que preenchem esta localidade.Destacamos o Jardim Lopes da Costa, o Parque Infantil, o Jardim da Ribeira e o Parque Zoológico (visita obrigatória), um ex-libris actual da cidade que constitui uma aposta na vertente pedagógica da fauna e flora locais localizado numa zona de montanha.

 

A Gastronomia

Inevitavelmente as referências vão para o inigualável Queijo da Serra e para o famoso Vinho do Dão, também produzido na nossa Quinta, verdadeiros desígnios da região. Mas não é só, também os pratos típicos da região nos oferecem momentos de verdadeiro prazer: o cabrito do monte assado no forno de lenha, feijocas à pastor, arroz de carqueja, trutas de escabeche e porque não peças de caça como o javali, coelho, lebre ou perdiz. Nas sobremesas destacamos o requeijão com doce de abóbora e o arroz doce com leite de ovelha.

 

Actividades

Destacamos as estâncias de esqui existentes nesta região e que se enchem de adeptos desta modalidade durante grande parte do ano, a Rede Municipal de Percursos Pedestres, designados Caminhos da Fé, e também as diversas rotas, como a Rota do Mondego, podendo estas ser feitas em BTT ou viaturas T.T.

Para adeptos da pesca e canoagem, poderão praticar estas actividades no rio Mondego, que atravessa o concelho. Existe ainda a possibilidade de se praticar actividades desportivas radicais, uma vez que a natureza que nos envolve é extremamente desafiante para os adeptos destas.

 

Cultura

Dois vultos sobressaem, um na Literatura, Vergílio Ferreira natural da freguesia de Melo, nascido em 1916 e falecido em 1996, um dos maiores escritores contemporâneos, com obras como “Aparição” e Manhã Submersa” entre outras, e que hoje dá nome à Biblioteca Municipal. Também Abel Manta, na Pintura, falecido em 1982, deixou obras valiosas que se podem encontrar no Museu Nacional de Arte Comtemporânea em Lisboa e no Museu de Arte Moderna Abel Manta em Gouveia.

 

Festas e Romarias

A mais importante é sem dúvida a “A maior romaria das beiras”, as Festas do Senhor do Calvário, anualmente celebrada no início de Agosto e que trás até nós milhares de visitantes, portugueses e estrangeiros, com grande animação inimterrupta durante 6 dias. Outras há a destacar, como as Feiras do Queijo e do Mel, as Festas das Maias, Concurso do Cão da Serra da Estrela etc.

 

Eventos

Para os mais jovens e não só, Gouveia oferece vários eventos alternativos nas diversas áreas.O Maxxis Cup Internacional Downhill tem
lugar nesta localidade desde 2002. Asssinalamos ainda a introdução de um festival de música progressiva desde 2003, o “Gouveia Art Rock”.

 

Os Locais Históricos e monumentos

Vários são os locais de interesse histórico existentes na região, a maioria deles localizados no coração da cidade de Gouveia, dos quais destacamos os seguintes: Praça de S. Pedro (ponto central da cidade), Museu Abel Manta (Solar dos Condes de Vinhó), Paços do Concelho, Convento de S. Francisco (ou do Espírito do Santo) e Monte Calvário.

%d bloggers like this: